Augustão está de casa nova, o vereador do PT que virou chacota nacional por votar contra o próprio projeto e ainda o chamar de eleitoreiro deixou o partido e se filiou ao PDT, a baixa popularidade do PT e alta rejeição popular consequência do governo desastroso que Lula vem fazendo, está fazendo com que lideranças deixem o partido.
Neste caso, Augustão deixou o partido por que a legenda de forma nada democrática escolheu Adélia como candidata, deixando Augustão, vereador de mandato, de lado. A democracia petista afasta até mesmo seus correlacionados.
Porém o vereador, que agora é petista só no coração está preparando uma nova façanha, não bastou ficar conhecido nacionalmente como vereador, agora ele quer mais, Augustão depois de protagonizar esse vexame quer ser prefeito.
E o partido PDT abraçou esta peripécia do vereador e decidiu dar carta branca para o edil concorrer à prefeitura de Ilhéus, a ficha de filiação foi abonada por Félix Mendonça, Deputado que foi denunciado pelo Ministério Público.
Felix Mendonça foi absolvido pelo STF.