De acordo com publicação feita pelo jornal O Tempo, de Minas Gerais, transportadores já começam a notar a redução da disponibilidade de diesel no mercado nacional.
Isso está ocorrendo porque a Petrobras opera com valores abaixo da paridade de importação, e outras empresas do setor não estão realizando importações. Além disso, a estatal não consegue suprir toda a demanda do país.
Para as importadoras independentes, a importação dos combustíveis não é vantajosa, porque a venda é feita por valor abaixo do custo. O valor do litro do diesel no mercado internacional está cerca de R$ 0,80 mais caro do que no Brasil.
Em maio de 2023, a Petrobras anunciou mudanças em sua política de preços, realizando alterações em sua estratégia comercial. A medida aconteceu por interferência do Governo Federal.
De acordo com a estatal, a nova estratégia comercial usa referências de mercado como:
- o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação,
- o valor marginal para a Petrobras.
O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Uma resposta
Boa noite meu jovem desde já você já tem o meu voto e de quem eu conhecer.