Impossível não notar uma presença diferente neste aniversário, uma presença ilustre no evento de Ilhéus deste vez, Adélia Pinheiro, ex reitora da Uesc e nome especulado para suceder Mário Alexandre na corrida eleitoral de 2024 esteve coladinha ao lado do casal maravilha Marão e Soane Galvão, que resolveram no aniversário da Cidade nos fazer uma visita.
A secretária da Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, foi empossada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na terça-feira (3), em solenidade no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e ressaltou o compromisso com a educação pública e de qualidade.
Apesar da sua atuação discreta na secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, que também já foi titular da Saúde da Bahia, já esteve no radar do PT baiano como possível candidata a deputada federal no pleito deste ano. As tratativas aconteceram no segundo semestre de 2021, mas não foi desenvolvida, o presidente estadual do partido, Éden Valadares, confirmou a intenção, quando foi questionado pelo BNwes.
Sobre sua possível disputa ao executivo da cidade de Ilhéus, Adélia disse em entrevista a um Blog baiano;
“Eu estou nos desafios da educação. Eu sou agente política. Ilhéus é meu município de coração e é uma cidade que sempre nos desafia. O importante é que em Ilhéus nós sigamos no melhor caminho, caminho esse que foi escolhido, inclusive, pra Bahia inteira. Somos todos um bom grupo de agentes políticos que devem dialogar e construir a melhor realidade para o município de Ilhéus”, disse Pinheiro.
A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou o requerimento apresentado por Cláudio Magalhães (PCdoB) para conceder o título de cidadã ilheense para Adélia Pinheiro, titular da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
A secretária é natural de Itabuna, filha de Hélio José Cunha de Melo e de Adélia Maria Carvalho de Melo, uma das fundadoras do Colégio Vitória, em Ilhéus. A cerimônia de entrega do título para Adélia Pinheiro acontecerá no final deste ano, em data a ser definida pela mesa diretora da casa legislativa.
Para Cláudio Magalhães, a homenagem é merecida por causa da atuação de Adélia Pinheiro em prol do desenvolvimento de Ilhéus. “Atualmente está no comando da Sesab, foi reitora da UESC e secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, sempre prestando relevantes serviços ao povo ilheense”, destacou o vereador.
“Muito querida por todos que a conhecem, Adélia Pinheiro preenche todos os requisitos necessários para ser contemplada com esta merecida honraria”, concluiu Cláudio Magalhães.
Fonte: site da Câmara