A Secretaria Municipal de Educação e a Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do PME, promoveram hoje, dia 30 de Novembro, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública da Educação para avaliar o biênio de 2022 e 2023.
A Audiência teve como objetivo explanar o resultado do Plano Municipal de Educação (PME), que foi criado em 2015 com metas a serem alcançadas até 2025, em consonância e comparação de quando o mesmo foi criado. Até o momento foi-se observado quais foram os avanços obtidos ao longo desse tempo e, neste biênio que se finda, foi apresentado o gráfico com variados índices.
Segundo os dados apresentados, apenas 9% das metas foram cumpridas até agora, 23% foram parcialmente alcançadas e 68% não foram alcançadas, ressaltando dessa maneira, que muito se tem a executar para alcançar os objetivos do Plano Municipal de Educação (PME).
Se fizeram presentes vários segmentos da Rede Municipal de Ensino como Diretores, Supervisores, Coordenadores, Professores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, o representante do Conselho Municipal de Educação, o Presidente da APPI/APLB, a vereadora Enilda Mendonça, Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, entre outros.
O representante do Conselho Municipal de Educação, professor Pascoal, enfatizou claramente as deficiências e precariedades da educação no município, ressaltando que o PME foi muito bem elaborado em sua teoria e conformidades legais porém precisa sair do papel e ser posto em prática com as reais necessidades do município.
O presidente da APPI/APLB do nosso município, professor Osman, observou que o calendário escolar precisa ser revisto na sua íntegra para se cumprir a carga horária mínima de 800 horas exigidas por lei, para que o aluno não seja prejudicado em sua aprendizagem. Lembrando que o encerramento do ano letivo seria na data de hoje, sendo alvo de protestos dos pais e da comunidade escolar, fazendo com que a Prefeitura e a Secretaria recuassem desta decisão, prorrogando o mesmo até o dia 20 de Dezembro.
Houveram falas sobre a meta 21, que se refere à Educação no Campo, bem como outros aspectos importantes como transporte, merenda escolar, concurso público e acesso às informações pertinentes ao PME que não foram lançadas no Sistema do Portal da Educação no Município.
É importante saber como o município pretende atingir essas metas e o que tem sido feito com as verbas destinadas à educação.
Rita, Chris e Celi.
Respostas de 2
Essa gestão em nada se preocupa com a educação. De forma generalizada! Nem com os alunos e tão pouco com os profissionais da educação.
Parabéns pela realização da Audiência Pública do Plano Municipal de Educação de Ilhéus! É uma iniciativa importante para o desenvolvimento da educação na cidade.
Com isso deixa a população ciente das necessidades que ainda precisam melhor e com isso cobrar dos orgãos competentes que infelizmente deixam a desejar!