Vindo de uma família conhecida e respeitada na sociedade local, Barbosa e seus pais, Carmélia Barbosa (63 anos) e pai adotivo Moreira Farias(65 anos), fazem parte do comércio ilheense há mais de 30 anos. Além disso, ele é neto de D. Maria, uma figura famosa em Ilhéus, que trabalhou incansavelmente até os impressionantes 93 anos de idade, falecendo no ano passado. Suas irmãs também são figuras notáveis na cidade: Cristiane Barreto (44 anos), defensora pública, e Jacqueline Barreto (26 anos), uma talentosa cantora local.
Destacou-se como candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020 por suas propostas de combate à corrupção e para o turismo, além de ter renunciado em registro em cartório a desistência de 50% do seu salário caso fosse eleito.
Desde sua infância, Barbosa esteve envolvido no pequeno comércio da mercearia chamada Skina1, situada na esquina das ruas Castro Alves e Barão do Rio Branco, no bairro Pontal. Atualmente, ele se tornou um empresário bem-sucedido, consultor e programador de sistemas.
Quanto à sua formação educacional, a maior parte dela ocorreu em escolas públicas. Ele estudou o ensino fundamental no antigo CIERG (Centro Integrado Rômulo Galvão) e parte do ensino médio no IMP (Instituto Municipal do Pontal). Mais tarde, Barbosa se mudou para São José do Rio Preto, em São Paulo, onde concluiu seus estudos e estabeleceu sua família.
Além de suas atividades profissionais, Roberto Barbosa foi voluntário e coordenador do curso profissionalizante de informática da Legião Feminina, ministrando cursos gratuitos para crianças e jovens na Escola Odete Sales. Ele também foi secretário da instituição Resgate Solidário, prestando assistência a crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade. Anteriormente, ocupou a Presidência do partido Solidariedade em Ilhéus (período em que o partido pertencia à base do governo Bolsonaro) e concorreu ao cargo de prefeito nas eleições de 2020 e é Assessor de gabinete do Grande Oriente do Brasil
A convite do novo Presidente do PL Thiago Martins em Ilhéus irá exercer a função de Vice-presidente do partido PL.
Roberto Barbosa foi voluntário e Coordenador do curso profissionalizante de informática da Legião Feminina na Escola Odete Sales onde presta cursos gratuitos a crianças e jovens, Foi secretário da Instituição Resgate Solidário, onde atende crianças e mulheres em estado de vulnerabilidade, Atualmente Vice presidente do PL em Ilhéus, Assessor de de Gabinete do Grande Oriente do Brasil.
Roberto Barbosa em evento ao Lado do ex-ministro da Justiça Tomás Bastos.